Histórico

O Coletivo Urucum – Direitos Humanos, Comunicação e Justiça é uma organização multidisciplinar que desenvolve ações na cidade, no sertão e no litoral, visando fortalecer movimentos e atores sociais em sua luta pela cidadania e pela garantia de direitos. O coletivo surgiu em julho de 2011, em um momento de fragilidade de organizações de direitos humanos e de intensidade dos conflitos com o Estado. Desenvolvemos um diálogo plural com diverso setores e movimentos populares, de forma a mapearmos e incidirmos sobre a realidade das lutas sociais contemporâneas no Ceará.

Constituída como uma associação civil, a Urucum é atualmente composta por profissionais das áreas do Direito, da Comunicação, do Serviço Social e da Geografia, promovendo formas criativas de intervenção social ao aliar práticas de advocacy, litigância estratégica e mobilização comunitária à atuações no âmbito da cultura, educação em direitos e comunicação popular.

Nossos projetos são realizados através de parcerias e cooperações técnicas com universidades, instituições sociais, movimentos populares e poder público. Por meio delas, ampliamos nosso espectro de atuação, permitindo a implementação de ações plurais e convergentes, que têm por objetivo fortalecer sujeitos em situação de fragilidade e contribuir para o desenvolvimento social da cidade.

O trabalho desenvolvido pelo Urucum vem trazendo impactos positivos para as comunidades contempladas por nossos projetos. Atualmente, dispomos de uma equipe multidisciplinar atuando no estado, além de contar com colaboradores em outras regiões do Brasil e também no exterior.